
Pensar em letramento digital implica pensar em novas formas de ler, escrever e socializar o que se produz. Neste sentido o gênero Blog pode ser uma estratégia eficiente para se produzir leitura e escrita significativa na escola.
Segundo Antonio Carlos dos Santos Xavier da UFPE,
“O Letramento digital implica realizar práticas de leitura e escrita diferentes das formas tradicionais de letramento e alfabetização. Ser letrado digital pressupõe assumir mudanças nos modos de ler e escrever os códigos e sinais verbais e não verbais, como imagens e desenhos, se compararmos às formas de leitura e escrita feitas no livro, até porque o suporte sobre o qual estão os textos digitais é a tela, também digital”
Veja esta discussão no texto Letramento Digital e Ensino de Antonio Carlos dos Santos Xavier na íntegra no link abaixo:
http://www..br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdf
Haverá um evento interessantíssimo na questão dos gêneros digitais e ensino (letramentos digitais). O site é: http://www.ufpe.br/nehte/simposio2010/
ResponderExcluirChama-se 3 Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação! Bjo