sexta-feira

Alguns recursos da Web 2.0

Wiki

A Wiki é um site colaborativo em que as páginas, que são interligadas, podem ser facilmente alteradas pelos visitantes, tornando, assim, bastante prática a reedição do texto. Para editar a página basta clicar no separador no início da página, ou no link do fim da página, vai depender do modelo que estiver usandoe começar a contribuir. Não é necessário conhecer a linguagem HTML, o que facilita a produção coletiva uma vez que nem todos os internautas conhecem esta linguagem.A Wiki como recurso pedagógico constitui uma excelente ferramenta na construção de conhecimento a partir das discussões e produções textuais possibilitadas por esta ferramenta. As propostas de produção colaborativa são estratégias que estimulam a participação dos estudantes e do professor no processo de ensino – aprendizagem visto que podem ser utilizadas para criações coletivas e colaborativas de hipertextos e sendo um ótimo espaço para socialização do conhecimento.

Youtube

O YouTube é um site que permite aos seus usuários compartilharem vídeos em formato digital, exceto material protegido por copyright. O YouTube é mais um site da Internet que pode ter aplicações educacionais de comunicação e divulgação (mostra de trabalhos), de pesquisa e de apoio ao ensino e de comunicação. Os alunos gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas mas podem perder-se entre tantas conexões possíveis. Sendo assim, cabe a educadores mediar os caminhos para que os alunos encontrem na utilização das mais diferentes ferramentas de apoio benefício para seu processo de ensino/aprendizagem.

Um comentário:

  1. Cláudia!
    Sinceramente fico emocionada ao ver esse filho nascendo. Penso que essa é uma proposta belíssima, pois você está dando oportunidade aos professores ainda em formação para que já ingressem na sala de aula alfabetizados digitalemente e valorizando os mais variados gêneros textuais. Parabéns! E sucesso!

    ResponderExcluir